Autonomia e Flexibilização Curricular de Professores, no centro das discussões do ensino em Portugal

Professores discutem a flexibilização do ensino com cerca de 300 participantes, em formato online

Lisboa, 02 de dezembro, 2020 – a Hator Systems, empresa multinacional provedora de serviços para mobilidade, participou do evento durante os dias 28 a 30 de Novembro, no X Colóquio Autonomia e Flexibilidade Curricular: da organização à avaliação, organizado pelo Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão, com sede na Escola Secundária de Tondela, responsável pela formação de professores dos concelhos de Tondela, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Mortágua. 

 

Todos os anos, o CFAE do Planalto Beirão organiza os Colóquios com Workshops para formação de professores presencialmente. Porém, com a pandemia, o grande desafio era poder oferecer o formato plenária para 250 participantes, além de 8 salas de workshops que ocorreriam simultaneamente, com grupos de discussões.

“A Diretora do CFAE, Doutora Rosa Carvalho, entrou em contato connosco 5 dias antes do evento com receio de não conseguir colocar no ar. O evento era muito importante para os académicos, que já havia sido cancelado – era para ter acontecido em Maio de 2020 – e finalmente poder discutir temáticas importantes no universo estudantil”, conta Monica Lau, uma das sócias da Hator Systems.

Entre os diversos temas discutidos, em cerca de mais de 15 horas de evento, no qual participaram o Sr. Diretor-Geral da Educação apresentando a conferência “ Autonomia e Flexibilidade Curricular: Tensões e Desafios-Implicações na Organização das Escolas e nas Práticas Pedagógicas”  e o Sr. Doutor Marçal Grilo, ex-ministro da Educação,  com a conferência “Que Escola em tempo de mudança?”, foi apresentada a conferência “Formar para as Competências do Século XXI: Adaptar a Educação aos Ambientes Emergentes”, realizada pela Professora Doutora Sara Dias Trindade, da Universidade de Coimbra. Foram ressaltadas a importância da tecnologia para a educação, numa Era onde o digital assumiu um papel preponderante no desenvolvimento da sociedade, o que torna cada vez mais importante reconhecer a sua utilidade na Educação. Tanto educadores como estudantes devem procurar "aprender a funcionar" em ambientes híbridos e "aprender a usar" diferentes ferramentas digitais.

 

 “As plataformas de videoconferência tornaram-se cada vez mais presentes na vida das pessoas, uma vez que o nosso ‘Novo Normal’ está intimamente ligado à comunicação, que deve ser ininterrupta e capaz de disseminar o conhecimento a uma quantidade

Monica Lau

Sócia Hator Systems

muito grande de indivíduos” – ressalta Monica.  Com isso, é necessário que a tecnologia e as plataformas sejam capazes de prover experiências à distância, porém, com praticamente a mesma dinâmica de uma atividade presencial, com infraestrutura possível de haver trocas de informação entre palestrantes, de forma transparente para a audiência – finaliza.

Além de terem participado neste Colóquio, o(a)s  Sr.(a)s Diretore(a)s de todas as escolas associadas deste CFAE, tendo sido moderadores das respetivas conferências/painéis,  estiveram presentes o Sr. Dr. Jose Antonio Jesus, Presidente do Município de Tondela e o Sr. Doutor Vitor Pedroso, Diretor-Geral de Educaçao. Segundo o Sr. Dr. José Antonio, “A Escola Universal deve retirar o melhor proveito da capacidade dos alunos”. E a tecnologia deve estar presente para promover esta evolução. Por sua vez. o Sr. Diretor-Geral de Educação partilhou com todos o Plano para a Digitalização da Educação, que vai decorrer em Portugal, até 2023.

Agradeco publicamente à Hator Systems que connosco aceitaram o desafio de, em 5 dias, organizarem este Colóquio. Foram incansáveis, foram excecionais. Sempre nos acompanharam, desde o momento de procurarmos encontrar a melhor solução, ao pedido das licenças, à constituição dos workshops e dos grupos, à concretização deste evento, estando connosco também, sempre presentes, nestes dois dias do Colóquio. De facto, não poderia deixar de publicamente agradecer e partilhar com todos, o vosso elevado profissionalismo e espírito de missão. Contaremos convosco para futuros eventos. A empresa Hator Systems, será sempre, para nós, uma referência neste domínio, que obviamente, recomendamos..

Doutora Rosa Carvalho, Diretora do CFAE do Planalto Beirão

X Colóquio Flexibilização Curricular - http://cfaeplanaltobeirao.com/

© 2020 por Hator Systems. Todos os direitos reservados  

Avenida Mendes da Silva - 15

Coimbra - Portugal

Email: marketing@hatorsystems.com