cisco-ci-domain-verification=6177f84098c615dc95f3d00489e846a6adb7e239da13a0881e9a3506dda45a26

Quais soluções para reuniões e chamadas oferecem a melhor experiência ?

Estudo encomendado pela Zoom para a Wainhouse Research


O Zoom tem trabalhado incansavelmente ao longo da última década para fornecer áudio e vídeo excecionais numa experiência intuitiva do utilizador. Os clientes dizem-nos que escolheram o Zoom por causa das nossas reuniões e chamadas de alta qualidade, mas como é que isso quantifica?


Para responder a essa pergunta analiticamente, contratamos um terceiro independente, a Wainhouse Research, para avaliar a experiência do Zoom em comparação com outros provedores de telefone e reuniões na nuvem. Wainhouse desenvolveu uma metodologia de avaliação de soluções com base nos padrões atuais da indústria para medir a qualidade de áudio e vídeo. Embora Zoom tenha encomendado o estudo, não tivemos nenhuma função no projeto da metodologia Wainhouse ou sistema de pontuação.


Esta pesquisa começou com uma única pergunta para a Wainhouse Research - como podemos avaliar objectivamente a qualidade das reuniões e convites para áudio, vídeo e desempenho?



Foco de avaliação


A Wainhouse Research avaliou reuniões e qualidade de telefone em seis fornecedores e 10 soluções. Foram realizados mais de 2.000 testes.



Source: Quality Evaluation Enterprise Meetings & Calling report from Wainhouse Research January 2021


Reuniões empresariais - Qualidade de vídeo


Um conjunto chave de testes focado na pontuação VMAF: Uma padrão concebida para avaliar o desempenho e a eficácia dos sistemas de codificação de vídeo, comparando ficheiros de vídeo enviados (referência) e recebidos (processados). A VMAF usa um modelo treinado em IA para prever como um utilizador marcaria cada vídeo de teste numa escala de 0 (mau) a 100 (excelente).



Source: Quality Evaluation Enterprise Meetings & Calling report from Wainhouse Research January 2021


Este gráfico representa as pontuações médias de VMAF (eixo Y): média de 3 vídeos de referência - luz, escuro e movimento - e na linha de base (normal), 5%, 20%, 40% e 70% dos passos de perda de pacote (Eixo X)


Média de pontuações VMAF brutas da avaliação Wainhouse:



Source: Quality Evaluation Enterprise Meetings & Calling report from Wainhouse Research January 2021


Esta tabela corresponde à tabela média de pontuação da VMAF: Média de 3 vídeos de referência - luz, escuro e movimento - e linha de base (normal), 5%, 20%, 40% e 70% dos passos de perda de pacote.


Destaques:


O zoom começa com o vídeo de maior qualidade medido com base nos serviços standard oferecidos por cada fornecedor.


  • Com 20% de perda de pacote, o Zoom ainda está na faixa EXCELENTE.

  • Com 40% de perda de pacotes, o Zoom ainda está na faixa EXCELENTE, quando todos os outros caem para BOM ou abaixo. *


* Nota do editor: esta estatística foi atualizada em 13 Jan, 2021 para maior precisão.


Chamada corporativa - Supressão de ruído


Wainhouse também realizou testes para avaliar o desempenho da supressão de ruído de soluções de chamada da empresa. A supressão do ruído tornou-se mais importante à medida que mais pessoas trabalham fora do ambiente de um escritório empresarial. Muitos fornecedores melhoraram as suas capacidades de supressão de ruído, por isso este estudo compara-os lado a lado.



Source: Quality Evaluation Enterprise Meetings & Calling report from Wainhouse Research January 2021


Este teste começa com um forte ficheiro de referência de ruído castanho castanho, que soa como um ar condicionado ruidoso que funciona a toda velocidade. O ruído de referência é enviado para cada solução com supressão ativada (quando disponível), registada do outro lado, e a quantidade de ruído registada é medida em relação ao ficheiro de referência original. As formas de onda laranja representam o ruído marrom presente em cada teste - pode ver o ficheiro de ruído não filtrado acima e a gravação de cada solução em comparação com o ficheiro de ruído original (forma de onda cinzenta) abaixo.


Embora um exemplo da vida real se centre na forma como a supressão de ruído de fundo pode tornar uma voz mais audível, este teste visa levar a supressão de ruído de cada provedor de chamadas ao extremo para entender a eficácia e o tempo que leva para começar a suprimir o ruído.


O seguinte visual mostra como o serviço de chamada de cada fornecedor suprimiu o ruído castanho do mesmo ficheiro de referência.



Source: Quality Evaluation Enterprise Meetings & Calling report from Wainhouse Research January 2021


  • Webex Calling - começa a reconhecer ruído de fundo cerca de 11 segundos em áudio e reduz apenas ligeiramente o ruído.


  • 8 × 8 - reconhece o ruído de fundo antes do primeiro segundo e reduz-o ligeiramente, mas aumenta a supressão em cerca de 12 segundos.


  • RingCentral - também reconhece o ruído antes do primeiro segundo, mas aumenta a supressão mais cedo em cerca de 9 segundos.


  • Microsoft Teams - reconhece o ruído imediatamente e reduz o ruído de fundo em comparação com os fornecedores anteriores, mas ainda tem uma maior variabilidade na quantidade de redução ao longo deste período de tempo. Note que este teste está a utilizar a mais recente atualização da tecnologia de supressão de ruído da Microsoft.


  • Webex Teams - também reconhece o ruído imediatamente, mas faz um melhor trabalho na manutenção de uma supressão de ruído mais consistente.


  • Zoom - também reconhece o ruído imediatamente, mas reduz drasticamente o ruído de fundo ao máximo e mantém a maior supressão de ruído deste conjunto de amostras. Continua a reduzi-lo ainda mais ao longo do tempo.


Essas duas descobertas de avaliação representam apenas uma pequena parte dos milhares de testes conduzidos pela Wainhouse Research para ajudar a responder à pergunta de qual provedor de soluções oferece objetivamente a melhor qualidade em reuniões e experiências de ligações.



29 visualizações0 comentário

© 2020 por Hator Systems. Todos os direitos reservados  

Avenida Mendes da Silva - 15

Coimbra - Portugal

Email: marketing@hatorsystems.com